Grupo fundado a 26 de Julho de 1981, tendo como objectivo a fiel representação das danças e cantares dos usos e costumes das gentes de São Jorge, em finais do sec. XVIII, até princípios dos sec. XX.

HISTORIAL

O Grupo Etnográfico da Beira (GEB) foi fundando a 26 de Julho de 1981 tendo a denominação, nessa época, de Grupo de Folclore da Beira da Casa do Povo de Velas. 

É constituído por 30 elementos dos mais diversos estratos sociais e etários, assumindo-se como fiel representante das danças e cantares, dos usos e costumes das gentes de São Jorge dos finais do sec. XVIII, sec. XIX e princípios do sec. XX.


Ao longo dos anos de actividade, o Grupo tem se empenhado na recolha e divulgação de danças e cantares, trajos e utensílios das épocas que representa, participando em várias actividades relacionadas com a etnografia, nomeadamente no “Cantar aos Reis”, “Cantar as Morcelas” e “Foliões do Espírito Santo”. Tem, ainda, participado em vários Festivais de Folclore, Intercâmbios Culturais e Jornadas Etnográficas.


Os trajes do Grupo vão desde o domingueiro ao de trabalho, passando pelos dias de festa (Espírito Santo particularmente), os quais se usavam no nosso Concelho (Velas)mais precisamente da Beira, confeccionados em teares locais e tecedeiras e costureiras Jorgenses. Cada elemento transporta, ainda, um utensílio relacionado com a profissão e/ou condição social que representa.


Os instrumentos musicais utilizados são: bandolim, viola da terra, violão e violino, sendo também utilizado o tambor, mas apenas nos “foliões do Espírito Santo”.


O Grupo possui um reportório de cerca de 30 temas dos quais se destacam: Saudade, Chamarrita, Rema, Pêssegos, Meninas, Bela Aurora, São Macaio e Rapsódia Açoreana.


Alem de actuações em toda a ilha de S. Jorge em festivais, iniciativas de cariz social, cultural e turístico, já percorreu o Arquipélago dos Açores, Madeira e Porto Santo. No Continente Português actuou em Vila do Conde, Vale de Cambra, Macieira de Cambra, Lamego, Retaxo e Alenquer. Fora do país demos a conhecer a Cultura Jorgense aos povos da Califórnia e Fall River, nos EUA, do Canadá, de França e de Espanha.


O Grupo Etnográfico da Beira participou também, e sempre que requisita do em programas de televisão para a divulgação da cultura Jorgense nomeadamente RTP Açores, RTP 1 e TV Globo.


O 1º CD do GEB foi editado em 1998 com o título “Cantares da Nossa Gente” e em 2002 foi editado o 2ºCD este intitulado “Canto Jorgense”. A data lançamento do 2º CD ficou marcada, também pela alteração de denominação do Grupo (GEB) devido às características etnográficas do Grupo.